ibqpbrasil.com.br

Ter um diploma técnico influência no planejamento da aposentadoria?

planejamento da aposentadoriaQualquer trabalhador deve fazer o planejamento da aposentadoria. Afinal de contas, a terceira idade vai chegar. Uma fonte de renda será bem-vinda. Por isso, aposentar-se como técnico é uma vantagem. O salário a ser recebido na velhice é mais atrativo.Vale lembrar que ocorreram mudanças nas regras da aposentadoria. A Reforma da Previdência estabeleceu em 2019 que a aposentadoria deve ocorrer em algumas condições. Confira:
  • idade mínima de 65 anos para homens;
  • de 62 anos para mulheres;
  • 15 anos de contribuição (com carteira assinada ou com o pagamento do carnê da Previdência).
Mas muitos profissionais ficam curiosos para saber o valor da sua aposentadoria. Será que o dinheiro dará para bancar as despesas básicas? Haverá sobras para o lazer? Portanto, a resposta é muito simples. Os servidores da Previdência calculam uma média dos ganhos salariais do trabalhador ao longo da vida.Até a Reforma da Previdência, usava-se uma metodologia para calcular o valor da aposentadoria. Uma planilha se baseava na fatia de 80% dos maiores salários. Uma média era feita. Assim, era definido o valor da aposentadoria. Os servidores descartavam os 20% restantes.Contudo, após a Reforma da Previdência esse cálculo mudou. O salário da aposentadoria passou a levar em conta a média de 100% do salário recebido na carreira. Na prática, o trabalhador foi prejudicado. Pois os salários menores ganharam o mesmo peso dos maiores.

Quais as vantagens de se aposentar como técnico?

Nesse sentido, um auxiliar ganha menos que um técnico, não é verdade? Sendo assim, quando ele for se aposentar terá um rendimento mais baixo.Contudo, um técnico pode ganhar mais e contribuir com um salário mais alto. Desse modo ele terá uma aposentadoria mais vantajosa.Isso porque quem contribui com o salário mínimo receberá esse piso na aposentadoria. Isso representa R$ 1.045,00 por mês, segundo a tabela de 2020.Do lado oposto, o máximo que um aposentado pode ganhar é o teto da Previdência, que é de R$ 6.101,06. Mesmo que ele pague uma contribuição superior, não receberá mais que esse índice.

Como se aposentar na área da Saúde?

Você atua na na área da saúde? É interessante ressaltar que você terá acesso à aposentadoria especial. Isso vale para Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia. Confira os detalhes abaixo.
  • Técnico em Enfermagem: aposentadoria especial após 25 anos trabalhados na área. Isso ocorre devido ao contato com micro-organismos que causam riscos à saúde;
  • Técnico em Radiologia: aposentadoria especial a partir de 25 anos de contribuição. O técnico fica muitos anos em contato com a radiação ionizante.
Sendo assim, obtenha o diploma de técnico nestas áreas. A exceção é para Auxiliar em Enfermagem. Ele também tem acesso à aposentadoria especial.

Como obter diploma na Certificação por Competência?

É importante ressaltar que o auxiliar operacional pode conquistar o diploma como técnico. Mas ele precisa ter as condições necessárias. Elas são exigidas para a aferição no processo de Certificação por Competência. Assim, ele poderá fazer o planejamento da aposentadoria ciente do que irá receber.Afinal de contas, o processo certifica o profissional com experiência na área. Ele precisa passar na análise de documentos, na entrevista e na prova teórica. A Lei Federal 9.394/96 ampara e reconhece o diploma.Para concluir, o trabalhador deve fazer o planejamento da aposentadoria. Isso porque a aposentadoria afetará sua estabilidade financeira e sua qualidade de vida.Por isso, aproveite para saber como obter o diploma técnico. É só acessar o site do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Seja Técnico na sua área em 30 dias. Reconhecido pelo MEC/SISTEC.