ibqpbrasil.com.br

Técnico em Nutrição e Dietética: tire o diploma por competência

Técnico em Nutrição e Dietética pode trabalhar sob a supervisão de um Nutricionista em refeitórios de hotéis, hospitais e fábricas, bem como restaurantes

O Técnico em Nutrição e Dietética lida diretamente com um elemento essencial para a saúde humana: o alimento. Por isso, ele é muito requisitado em qualquer estabelecimento que sirva alimentos pré-preparados ou prontos para o consumo. Portanto, saiba como se tornar um profissional da área utilizando a Certificação por Competência.

Primeiramente, é interessante contextualizar a profissão. Sendo assim, ela é regida pelo Conselho Regional de Nutrição (CRN) e envolve profissionais responsáveis que irão empregar técnicas e procedimentos para assegurar a segurança alimentar.

Nesse sentido, o técnico irá monitorar os cuidados com os alimentos desde a chegada dos produtos do fornecedor até a disposição do prato na mesa. Por consequência, ele deve evitar qualquer risco de contaminação ou intoxicação alimentar.

Sendo assim, confira abaixo os principais postos de trabalho do Técnico em Nutrição e Dietética, os salários pagos na categoria e a procura pelo profissional no mercado de trabalho.

Técnico em Nutrição e Dietética: como estão salários e vagas de emprego

Dando sequência à esta profissão, é bom entender que o Técnico em Nutrição e Dietética não elabora dietas ou faz o acompanhamento nutricional das pessoas. Sendo assim, a função cabe ao Nutricionista, que é um profissional formado em faculdade.

Enquanto isso, o técnico tem um papel importantíssimo na segurança alimentar, como você viu acima, mas basta que ele tenha o nível médio de ensino para poder atuar.

Dessa forma, um Técnico em Nutrição e Dietética pode receber um salário que varia de R$ 1.500,00 a R$ 2.932,97, conforme levantamento do Sine. Portanto, a política de pagamento do profissional tem muito a ver com o porte da empresa, a região onde ela está instalada e o nível de experiência do técnico.

Na maioria dos casos, o profissional pode atuar nos seguintes postos:

  • escolas e creches;
  • faculdades;
  • hotéis;
  • casas de repouso;
  • empresas;
  • indústrias.

Portanto, cidades ou regiões que são conhecidas pela rede gastronômica, como Gramado-RS, São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ e Recife-PE costumam ter boas oportunidades de trabalho para estes profissionais.

Mas e quando você já trabalha como auxiliar e poderia ganhar mais se tornando um técnico na área, porém, não tem tempo para fazer um curso? Em verdade, você pode tirar seu diploma técnico por Certificação por Competência. Saiba como ele funciona no próximo tópico.

Certificação por Competência: como ela pode beneficiar os profissionais

Com efeito, a Certificação por Competência é a validação da sua experiência profissional. Ou seja, você comprova sua vivência na profissão através da carteira de trabalho ou contrato de prestação de serviços e pode concorrer ao diploma.

Isso porque você ainda precisará passar pela avaliação documental e avaliação teórica. Aliás, o diploma é válido em todo o Brasil sob o amparo do artigo 41 da Lei Federal 9.394/96.

Em síntese, o diploma como Técnico em Nutrição e Dietética abre portas no mercado de trabalho, além de permitir o registro no CRN.

Sendo assim, acesse a página do diploma técnico no site do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) e converse conosco.

4 respostas

  1. Gostei das postagens e salvei seu link aqui nos Favoritos!
    Quero te convidar para conhecer meu blog também…
    Pesquisa no google por ‘TrafegoPago . Blog . Br’ (tudo
    junto) lá eu posto várias dicas sobre Marketing Digital. E
    com certeza você poderá conseguir centenas de novos
    visitantes reais seguindo nossas orientações! E se eu puder
    te ajudar de alguma outra forma adicional, entra em
    contato comigo pelo email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Seja Técnico na sua área em 30 dias. Reconhecido pelo MEC/SISTEC.