ibqpbrasil.com.br

Técnico em Construção Naval: tire seu diploma por competência

O Técnico em Construção Naval encontra bons salários e uma profissão que está cada vez mais em crescimento devido à exploração petrolífera

Você sabia que o Técnico em Construção Naval é uma profissão bem paga, porém, ainda é pouco procurada? Portanto, falta mão de obra qualificada no mercado. Nesse sentido, muitas pessoas que trabalham há muito tempo em estaleiros e possuem experiência na função podem tirar o diploma técnico através da Certificação por Competência. Portanto, continue a leitura para saber como funciona.

Só para contextualizar, a profissão está em alta. Por consequência, a remuneração está em crescimento. Ainda mais em se tratando de trabalhadores que precisam ficar, por vezes, muitos meses trabalhando em alto mar.

Isso porque, como você verá na sequência, o Técnico em Construção Naval pode atuar na construção e manutenção de embarcações, bem como plataformas e verificação de equipamentos. Então, boa leitura.

Técnico em Construção Naval: suas principais responsabilidades

Nesse sentido, como a área de atuação é importante e ampla, o Técnico em Construção Naval pode optar por trabalhar nos seguintes ofícios:

  • coordenação de processos de construção;
  • conserto de estruturas navais;
  • instalação e manutenção de equipamentos para embarcações;
  • fabricação, instalação e manutenção de tubulações;
  • testes e inspeções.

Nesse sentido, o Técnico em Construção Naval trabalhará sempre seguindo as normas de segurança do trabalho, de saúde e de respeito ao meio ambiente, com o uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Sendo assim, como dissemos inicialmente, os salários pagos à categoria são considerados atrativos. Em início de carreira, um técnico diplomado pode ganhar R$ 3.205,67, porém, a remuneração pode chegar a R$ 8.357,32, segundo os sites de emprego.

Contudo, o profissional da área deve estar preparado para trabalhar distante da família, em alto mar, dependendo da empresa a qual estiver vinculado. Além disso, o Técnico em Construção Naval também pode trabalhar na Marinha, nos serviços de suporte. Porém, neste caso ele precisa passar em concurso público.

Além disso, o profissional tem como principal posto de trabalho os estaleiros, que é onde se realizam os serviços de construção e manutenção de embarcações.

Contudo, se você já tem experiência anterior na área e domina bem as questões técnicas e práticas da profissão, você poderá obter seu diploma como Técnico em Construção Naval por meio da Certificação por Competência, como mostraremos a seguir.

Certificação por Competência: como ela funciona

Sendo assim, o processo de Certificação por Competência é indicado para pessoas que já têm experiência na área e que precisam do diploma técnico com agilidade. Isso porque elas não têm tempo para esperar um ano e meio ou dois anos para concluir o curso e conquistar o certificado.

Nesse sentido, a Certificação por Competência dura no máximo 3 meses. No entanto, o candidato precisa ser avaliado (numa prova teórica) e apresentar documentação que comprove a experiência.

Além disso, não é preciso se preocupar com a validade do processo, pois ele é amparado pelo artigo 41 da Lei Federal 9.394/96 e dá direito de obtenção do registro no CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais).

Em síntese, a carreira de Técnico em Construção Naval é próspera, sobretudo no litoral brasileiro, e bem reconhecida.

Portanto, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) organiza o processo para você. Então, lhe faço um convite: acesse a página do diploma técnico e tire suas dúvidas com nossas atendentes.

2 respostas

  1. Gostaria de mais informações sobre o curso técnico por competência de construção naval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Seja Técnico na sua área em 30 dias. Reconhecido pelo MEC/SISTEC.