ibqpbrasil.com.br

Por que o mercado está em busca de profissionais experientes?

profissionais experientesVocê é um profissional da geração Nutella ou da geração Raiz? A brincadeira que tomou a internet mostra o choque de gerações. Mas o que isso tem a ver com o mercado de trabalho? Cada vez mais as empresas valorizam profissionais experientes, ou seja, profissionais “Raiz” para compor as equipes. Veja mais detalhes adiante. Isso demonstra que há uma diferença entre profissionais experientes e recém-formados. Sem fazer juízo de valor, os trabalhadores que estão há mais tempo na profissão sabem encontrar atalhos para as soluções dos problemas.Enquanto isso, os profissionais recém-formados contam com a teoria que aprenderam em seus cursos. Não que isso seja errado. Afinal, os recém-formados entram com garra no mercado. Eles buscam colocar em prática tudo aquilo que aprenderam nos livros e apostilas.Contudo, os profissionais experientes costumam ir direto ao ponto. Afinal, eles tomam decisões baseados no que aprenderam ao longo da carreira.Porém, como destacar a experiência quando se está empregado ou quando se está procurando um emprego? Saiba mais no próximo tópico do texto.

Como destacar a experiência no currículo?

Se você é um profissional experiente e está procurando emprego, deve pensar que a idade o atrapalha. Mas na verdade, não. Isso porque trabalhadores a partir dos 40 anos são bem-vindos no mercado. Afinal de contas, eles já enfrentaram muitos desafios e sabem como resolvê-los.Por outro lado, se você tem muita experiência e está empregado, é hora de também demonstrar seu valor. Isso quer dizer que você pode concorrer a uma promoção, a um cargo de supervisão ou à gerência de uma nova unidade.Mas para isso é importante trabalhar seu marketing pessoal. É interessante investir em qualificação profissional e demonstrar isso à equipe e aos supervisores.

Como dosar a experiência com a garra de novato?

As empresas procuram profissionais capacitados. Disso ninguém duvida. Mas é importante lembrar que todos nós somos diferentes. Afinal de contas, um dedo da mão não é igual ao outro.Nesse sentido, cada profissional tem seu valor. Porém, é importante buscar o equilíbrio. Assim, não adianta ser apenas experiente. É preciso ter a força de vontade de um novato para se dar bem na carreira. Dessa forma, portanto, os superiores vão perceber que você é um profissional qualificado e que merece um bom salário e condições favoráveis de trabalho.Logo, se o seu supervisor não perceber essa qualidade em você, é importante analisar se vale à pena continuar no mesmo emprego.

Como ter a sua experiência reconhecida?

Uma forma de reconhecer o conhecimento de alguém é através de um diploma. Por conta disso, as pessoas estudam e tiram seus certificados.Mas na Certificação por Competência isso é diferente. Nesse processo, o profissional pode ter um diploma igual ao de alguém que fez um curso. Basta ele cumprir alguns requisitos.Entre eles estão a idade mínima de 18 anos, o diploma do Ensino Médio e dois anos de experiência comprovada na profissão. Você ainda precisa passar numa prova teórica. Portanto, se você tem essas condições e trabalhou em mineração, você pode obter um diploma em Técnico em Mineração. Ou então se trabalhou muitos anos num escritório de contabilidade pode se tornar um Técnico em Contabilidade e assim por diante.Para concluir, lembre-se que profissionais experientes são sempre bem-vindos nas empresas, pois têm muito a contribuir com o crescimento dos negócios. Se você já tem experiência, mas não possui um diploma técnico, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Seja Técnico na sua área em 30 dias. Reconhecido pelo MEC/SISTEC.