ibqpbrasil.com.br

Por que é importante ter um diploma de Técnico em Contabilidade por competência?

Você dedicou anos da sua vida à área de contabilidade, mas ainda não tem um diploma como Técnico em Contabilidade por competência? Então, este artigo foi feito para você. Veja agora as vantagens de ser diplomado e cresça na sua profissão.Lidar com números, cálculos, planilhas e leis tributárias faz parte da rotina de todo profissional de contabilidade. No entanto, no fim do mês, sendo um auxiliar, o seu salário ainda é mais baixo do que o rendimento de um técnico, que exerce a mesma tarefa que você.

SAIBA MAIS: Seja um Técnico em Contabilidade por competência

Mas você deve estar pensando que é injusto fazer um curso regular, sendo que você já aprendeu na prática todos os conceitos relacionados à contabilidade. Além disso, o curso regular pode durar até 2 anos e exige um investimento de tempo e de dinheiro.Sendo assim, conheça a seguir o processo de aferição técnica por competência.

O que é ser um Técnico em Contabilidade por competência?

Basicamente, existem os técnicos regulares, que se formaram em cursos técnicos, e os técnicos por competência, que foram aferidos em avaliação teórica.Nesse sentido, o Técnico em Contabilidade por competência passou pelo processo de aferição técnica. Para que você também utilize esse método, é preciso cumprir os seguintes pré-requisitos:
  • ter mais de 18 anos de idade;
  • possuir o Ensino Médio completo;
  • apresentar os documentos solicitados pela escola responsável pela emissão do diploma;
  • provar que já trabalha ou trabalhou na área por mais de 2 anos;
  • fazer e passar numa avaliação teórica sobre a sua área.
Assim, após cumprir e passar por todas essas etapas você recebe o diploma técnico em cerca de 30 dias. Enquanto isso, se optar pelo curso regular você tem até 2 anos para receber o diploma.

Legalidade

O diploma de Técnico em Contabilidade por competência é legal. Ele se fundamenta no artigo 41 da Lei Federal 9.394/96. Além disso, o diploma tem a chancela do Sistec/MEC, que é o órgão responsável pelo ensino profissional no país.Com o documento, você pode obter o seu registro profissional no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e trabalhar dentro da lei.

Qual a diferença entre o auxiliar e o técnico?

Basicamente, a diferença entre o auxiliar e o técnico está no salário e nas responsabilidades. Afinal, a remuneração é maior conforme a qualificação, ao passo que as responsabilidades também aumentam.Dessa forma, acompanhe uma tabela abaixo com base nos indicadores do site Salário.com:
  • Auxiliar em Contabilidade: R$ 1.712,88;
  • Técnico em Contabilidade: R$ 3.000,94.
Já as responsabilidades são as seguintes:
  • escrituração de atos e fatos administrativos;
  • lançamentos contábeis da empresa;
  • execução do controle financeiro de diversos contratos e projetos;
  • classificação e conferência de documentos de origem contábil e financeira.
Para concluir, vale a pena se tornar um Técnico em Contabilidade por competência. E para isso você pode contar com o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP).Clique neste link que um atendente entrará em contato posteriormente com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Seja Técnico na sua área em 30 dias. Reconhecido pelo MEC/SISTEC.