ibqpbrasil.com.br

O Técnico em Mecânica por competência tem o mesmo salário de um técnico regular?

Você quer ser um Técnico em Mecânica por competência, mas tem dúvidas sobre se ganha menos que um técnico da mesma área formado num curso regular? Então, fique atento às dicas deste artigo.Primeiramente, é bom ressaltar que o diploma por competência é atribuído às pessoas que já têm experiência comprovada na profissão. Além disso, você deve saber que a profissão está em alta devido à mecanização nos processos industriais.Então, vamos falar sobre salários? Acompanhe o próximo tópico.

Quanto ganha um profissional desta área?

Segundo o site Catho, o salário médio de um Técnico em Mecânica é de R$ 2.458,00. Mas pode passar de R$ 5.000,00 em grandes empresas, sobretudo se o profissional tiver mais de 8 anos de experiência na carreira.Agora é que vem a melhor parte: o salário de um Técnico em Mecânica por competência e de um técnico regular (formado num curso convencional) é o mesmo.

SAIBA MAIS: Clique aqui para ser um Técnico em Mecânica por competência

Isso porque não pode haver distinção entre diplomas. Além disso, tanto o diploma de um curso regular quanto de uma aferição técnica por competência vem com a carga horária expressa.No caso da aferição técnica por competência, funciona assim:
  • a carga horária corresponde a uma média de 1.180 a 1800 horas, conforme o tempo de registro em carteira, cursos e títulos profissionalizantes obtidos ao longo da carreira.

Qual é a diferença do tempo de duração?

Quando se fala em tempo de duração, a aferição técnica por competência ganha disparado. Isso porque o trabalhador pode ter o diploma em 30 dias. Enquanto isso, um curso regular de Técnico em Mecânica varia de 8 meses a 2 anos.Obviamente que cursos EAD (Ensino a Distância) são mais rápidos que os presenciais. Mesmo assim, demora-se mais para contar com o diploma e o consequente registro profissional.

Quem pode ter o diploma de Técnico em Mecânica por competência?

Mas como você viu no início deste artigo, só pode ter o diploma técnico por competência os profissionais com mais de 2 anos de experiência na profissão. Afinal de contas, isso indica que o trabalhador já conhece bem a área e precisar apenas por uma aferição para ser considerado apto para obter o diploma na profissão.Portanto, a Certificação por Competência não é um curso. Mas sim um processo de avaliação que contempla: análise de documentos, comprovação de experiência profissional e aprovação em prova teórica.E não precisa se preocupar, pois o diploma é reconhecido pelo Sistec/MEC, que é o órgão responsável pelo ensino profissional no Brasil. Afinal, o processo é referendado pela Lei Federal 11.741/2008, que atualizou a Lei Federal 9.394/96.Qualquer empresa privada ou órgão público deve aceitar o diploma técnico por competência. Inclusive, ele é aceito em concursos públicos, abrindo assim novas oportunidades no mercado de trabalho.Para concluir, é importante lembrar que um Técnico em Mecânica por competência encontra mais oportunidades de emprego por ser diplomado e ainda tem uma remuneração mais atrativa.Agora, para saber se você pode ser um profissional diplomado por competência, clique aqui e tire suas dúvidas após preencher o formulário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Seja Técnico na sua área em 30 dias. Reconhecido pelo MEC/SISTEC.