ibqpbrasil.com.br

Confira agora quem não pode se registrar no CFT

O CFT é o Conselho Federal de Técnicos Industriais. Ele é responsável pela regulação de técnicos industriais em todo o Brasil. Mas há alguns técnicos que não são abrangidos pelo conselho. Portanto, confira agora quem não pode se registrar no CFT e veja como se regularizar na sua profissão. Por cerca de 40 anos, os técnicos industriais lutaram por um conselho próprio, pois antes disso respondiam ao Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Mas em 2018, o governo federal aprovou a Lei 13.639 criando o CFT e os CRTs.A partir daí, eles organizaram as profissões e modalidades cobertas pelo conselho. Portanto, para exercer a carreira tranquilamente e dentro das normas, o trabalhador deve ter a carteirinha com o seu registro no CFT/CRT.Além de ser obrigatório, o profissional pode encontrar melhores chances de emprego no mercado de trabalho. Portanto, ele é mais valorizado, pode negociar melhores salários e ainda ter uma aposentadoria mais tranquila como técnico industrial.

Profissões que não são cobertas pelo CFT

Acompanhe agora quem não pode se registrar no CFT:

Profissões cobertas pelo CFT

E agora é a vez de conferir as áreas abrangidas pelo CFT:

Quem são os técnicos industriais?

Os técnicos industriais, portanto, são profissionais liberais com profissão regulamentada. O seu embasamento, nesse sentido, está na Lei nº 5.524/1968 e no Decreto nº 90.922/1985.Dessa forma, eles podem trabalhar como empregados do setor público, setor privado, empregadores autônomos e prestadores de serviços, com contratos como CNPJ.

Como se tornar um técnico industrial pela Certificação por Competência?

Para se tornar um técnico industrial, portanto, é preciso fazer um curso. A duração varia de 1,5 a 2 anos.Entretanto, também é perfeitamente possível tornar-se um técnico industrial com a Certificação por Competência. Basicamente, ela é um método de avaliação que se baseia na experiência profissional do aluno. Portanto, se o interessado tiver mais de 2 anos de experiência e passar por uma avaliação teórica, ele recebe o seu diploma técnico.O documento é aceito pelo CFT, que emite o registro profissional e a carteirinha. Ambos são importantes para o exercício pleno da profissão.Para concluir, quem não pode se registrar no CFT pode ter outros conselhos profissionais. Mas se você se encaixa nas carreiras reguladas pelo órgão é importante apresentar o diploma técnico e ser um profissional regularizado perante os órgãos competentes.Dessa forma, conheça os mais de 28 diplomas técnicos disponibilizados no processo de aferição técnica do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP). Fale conosco clicando no ícone do WhatsApp que está no site.

22 respostas

  1. Boa noite ! Sou técnico em logística , e não estou conseguindo me cadastras no CFT ,sabe me dizer se essa função faz parte do CFT ? É porque não aparece no ato do preenchimento

  2. Boa tarde fiz um curso técnico de processos siderúrgicos no Senai/Firjan, posso me encaixar em técnica em siderurgia,e tirar minha CFT??

    1. Olá, é aconselhável consultar diretamente o CFT ou o SENAI para obter informações específicas sobre se o seu curso de manutenção elétrica industrial é qualificado para o registro profissional.

  3. Boa noite. trabalho com eletrônica já há muitos anos, no ano de 2003 conclui um curso de técnico em eletrônica e me formei o curso era registrado na secretaria de educação do estado do Rio grande do sul porem o cerificado não foi validado no sistec/mec e a escola já não existe mais. Tem a possibilidade de registro no CFT com este diploma (certificado)?

  4. Tenho técnico em secretariado e técnico em secretaria escolar, preciso pagar alguma taxa anual?

    Fiz os cursos e nunca soube dessa taxa, com quem posso entrar em contato?

    1. Olá! O CFT é o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, no caso do Técnico em Segurança do Trabalho o registro é feito pelo MTE – Ministério do Trabalho.

    1. Olá! O CFT é o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, no caso do Técnico em Segurança do Trabalho o registro é feito pelo MTE – Ministério do Trabalho.

  5. Técnico em segurança do trabalho pode fazer exame por competência e ser registrado como técnico industrial?

  6. Tenho curso superior em gestão de qualidade e pós-graduação em engenharia elétrica – voltada para eletrotécnica, consigo tirar meu registro técnico? o que eu preciso fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Seja Técnico na sua área em 30 dias. Reconhecido pelo MEC/SISTEC.